Sobre o Álbum “Pulsante”, de Tom
Barão.
(Aline Magnos e Javier Prendes Mojerón)
No dia
08 de agosto de 2015 foi lançado, na passagem Literária, o álbum “Pulsante”.
Tom
Barão foi “criado” com base em outro personagem: “Tubarão-Baleia-Narval, do
filme IDA (2013). Houve a associação do seu estilo agressivo de tocar com esta
criatura que também emite um som grave e avassalador.
“Pulsante”
é o primeiro álbum do músico paulistano da zona oeste. De formação clássica
vivenciada na Europa, Tom mergulhou vertiginosamente nesse novo gênero, a Ida
Sonora, cuja proposta conceitual foi criada pelo produtor Thiago Magnos e
desenvolvida por Tom Barão e Alince (Aline Magnos).
Tom já
havia feito uma incursão nesse gênero com a sua participação na “Primeira
Playlist de Ida Sonora”, álbum lançado em 2014 pela Neopardas Cia de Artes.
Não há
monotonia no disco, a cada música nos são apresentadas outras dimensões de som
e imagens. Vários instrumentos de sopro aparecem como no inusitado encontro do
didjeridu com o saxofone na música “Ridarco”.
E,
sendo um disco conceitual ainda há o deleite de ser dançante e envolvente. Foi
produzido pelo Pantera (Thiago Magnos).
O nome
do álbum não poderia ser mais orgânico. Segundo Tom Barão, as criações em Ida
Sonora não usam metrônomo e neste álbum, especificamente, foram utilizadas as
pulsações do coração do próprio músico como Referência * para a Ida*.
*Segundo o Conceito Ida.
Foto: Aline Magnos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir