segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Lançamento "Pulsante" de Tom Barão

Sobre o Álbum “Pulsante”, de Tom Barão.
(Aline Magnos e Javier Prendes Mojerón)

No dia 08 de agosto de 2015 foi lançado, na passagem Literária, o álbum “Pulsante”.
Tom Barão foi “criado” com base em outro personagem: “Tubarão-Baleia-Narval, do filme IDA (2013). Houve a associação do seu estilo agressivo de tocar com esta criatura que também emite um som grave e avassalador.
“Pulsante” é o primeiro álbum do músico paulistano da zona oeste. De formação clássica vivenciada na Europa, Tom mergulhou vertiginosamente nesse novo gênero, a Ida Sonora, cuja proposta conceitual foi criada pelo produtor Thiago Magnos e desenvolvida por Tom Barão e Alince (Aline Magnos).
Tom já havia feito uma incursão nesse gênero com a sua participação na “Primeira Playlist de Ida Sonora”, álbum lançado em 2014 pela Neopardas Cia de Artes.
Não há monotonia no disco, a cada música nos são apresentadas outras dimensões de som e imagens. Vários instrumentos de sopro aparecem como no inusitado encontro do didjeridu com o saxofone na música “Ridarco”.
E, sendo um disco conceitual ainda há o deleite de ser dançante e envolvente. Foi produzido pelo Pantera (Thiago Magnos).
O nome do álbum não poderia ser mais orgânico. Segundo Tom Barão, as criações em Ida Sonora não usam metrônomo e neste álbum, especificamente, foram utilizadas as pulsações do coração do próprio músico como Referência * para a Ida*.



*Segundo o Conceito Ida.









Foto: Aline Magnos

4 comentários: